Thursday, July 13, 2006

May.13, 2006 at 03:11 PM

Coimbra

Penso que nunca hei-de entender bem minha ligação à cidade da Saudade...

...Uma razão é óbvia: foi a cidade de nascimento do meu Pai. Em Santo António dos Olivais, para ser exacto...

...Mas ainda assim...

Algo profundo, absolutamente emocional e ilógico, faz-me sentir que parte de mim sempre morou, e morará, lá.

Uma cidade emoldurada por um rio, por montes e verde... (agora não tanto) :( Onde o espírito académico impregna cada canto... Cidade de beleza clássica e singela, com tantos sítios onde nos sentimos quase que... acarinhados.

Eu poderia continuar com descrições e palavras, mas penso que nunca conseguiria descrever realmente o porquê do meu sentimento por Coimbra. Penso que nem eu sei...

...Lembro-me do primeiro impacto que Coimbra teve em mim. Mais de 6 anos atrás. O autocarro entrava na cidade, passando por um viaduto, sobre o Mondego. Era manhã, de sol. A torre da universidade, altaneira... O dourado do sol, reflectindo nas aguas do rio... envolvido por verde, em ambas as margens... Senti-me quase sem fôlego, ante a imagem. E senti uma estranha promessa que as próximas horas seriam de refugio...

...Hoje voltei a Coimbra. De fugida. Graças a um incansável e sempre presente amigo. Inestimável... Estive em alguns dos sítios que me são mais queridos... Não em todos, por motivos evidentes...

...mas estive lá. Mais de dois anos depois, e exactamente 6 meses após o sucedido.

Penso que, não sei porquê, para mim Coimbra é uma promessa. Em parte uma promessa do que teria sido, se a minha vida tivesse seguido um rumo diferente... Estudar lá, absolutamente imbuído num espírito académico que apenas toquei de fugida... e que aqui, nunca realmente vivi. E se pudesse ter estudado lá, significaria que muitas das coisas que ocorreram na minha vida, não teriam sucedido. Mas acima de tudo...

...é uma promessa por cumprir.

3 comments:

Jasmim said...

É bom dar asas aos objectivos, às vontades, aos desejos...para que depois das asas, lhes possamos dar vida...dar corpo, dar alma...

Segue sempre os teus impulsos...Defende os teus desejos...Mas não vivas no sufoco do se... se tivesse feito assim...se...se...

Não te prendas ao que poderias ter feito... Liberta-te no que fizes-te porque se assim foi, teve a sua finalidade na altura própria!

Um beijinho doce em ti

:O)
***

Excelsior said...

Em relação a Coimbra em si, o que é, o que representa, Promessa que sinto ser...

...nada passa, por ses, meus. Coisas que tivesse feito diferente, mas não fiz.

Quiçá, apenas um se.

De resto, apenas foi o que a minha vida permitiu ser.

O Futuro...? Eu ainda acredito nessa promessa. Mais, e mais.

Um beijinho com sabor a Coimbra, para ti.
***

*Um Momento* said...

Coimbra terra de encanto
Por momentos imaginei-me lá...
As tuas palavras tão expressivas quando profundas em Sentimento
E os sonhos...
Deixo um abraço... prometido
(*)