Tuesday, April 10, 2007

300



Acabei de ver "300".

Invejo aqueles homens. Cada um deles. As personagens do filme. Os homens da história. Os guerreiros da lenda.

Cada um deles, pôde lutar a luta. A derradeira, a definitiva. Pela causa mais justa. Mais honrada. Mais certa. Aceitando a recompensa final. Com um sorriso nos lábios. Morriam pelo amor à terra. Pelo amor às famílias, aos amigos, aos companheiros. Pelo amor...

...E na morte, venceram. Abdicando da sua vida. Dos seus sonhos. Do seu lugar. Das suas paixões. Dando tudo de si. Dando-se. Por algo maior que tudo isso. Maior que eles. E descansando, no final.

Recordou-me o que sinto. O que motivou o texto que escrevi em 1999.

Leonidas morre. Morre, amando. Morre, sabendo ser amado. Morre por amor.

...Todos os meus amores estão mortos.

Mortes diferentes. Amores, diferentes. Todos, mortos.

Sinto-me um pedaço de carvão. Negro. Apagado. Ainda com resquícios do calor de quando ardia.

Dia 21, começa. Começa mesmo. Durará muito tempo. Terá um pico, num pesadelo, dia 9 do próximo mês. Tudo, tudo outra vez. E um medo irracional, de ainda vir a ser pior.

Olho para o horizonte. Expectante. Sinto o peso da minha espada. Não é o certo. A lâmina está fendida. Ajusto a minha armadura. Danificada, pesada, desajustada. Magoa. Não protege.

Estou sozinho. Estarei sozinho. Tenho medo. Não me importo. Mas o não me importar não nega a dor. A dor nada liga à escolha. Nada liga à razão. A dor, é. Simplesmente.

Porra! O quanto invejo aqueles homens!

4 comments:

Maria João said...

Nao agradeças.
Visito o teu cantinho com muito gosto.

Posso nem sempre deixar "marca" mas quase todos os dias passo por ca =)

Tenho acompanhado o crescimento do teu cantinho (e o teu regresso a ele) com muita atençao.


Beijo*

Excelsior said...

...

?

...Com muita atenção? Muito gosto? Como quem acompanha o desenvolvivento de um pseudo-dramalhão estilo novela da noite da SIC?

...Tens a certeza que era NESTE post que querias pôr esse comentário..?

...

Confesso que nem sei o que responder. Até saberia, mas não vale isso de mim... Whatever.

Tudo de bom para ti.

Jasmim said...

Cheguei até aqui, é dificil "caminhar" tentando "juntar" todas as tuas letras num sentir abstraido...

Tentando "brincar" tentando deixar-te uma palavra de "graça" mas chega um ponto, um momento e é aqui neste texto que nem é dos mais "Tocantes" que li por aqui...

Mas, não sei neste "pico" e agora, "descarreguei" todo um sentir de compreensão, de carinho, de um sentimento inesplicável...

"As dores são. Simplesmente!"
Só quem nelas se vê, só quem por elas caminha numa constante tão intensa quanto a tua...Saberá valorizar, saberá ponderar o seu nível, o seu grau fustigante!

Eu acabo por me "perder" num tentar desmistificar esse grau!
Pode de nada valer-te, posso até nem conseguir, mas todo um conjunto de palavras que poderiam "apaziguar-te" quem sabe um pouco, ficam presas aqui dentro!

E confesso não saber libertá-las, o único que me sai...que me ocorre, é dizer-te que "estou aqui"...

E por mais que "tentes" pensar que não deveria eu ler-te, não deveria eu "preocupar-me" ESQUECE!!!

Estou aqui porque quero estar!
Como é óbvio gostaria de ler coisas dentro de sorrisos, alegrias, felicidade, Paz, tranquilidade... Mas ainda assim, gosto de andar por aqui "de mão dada contigo"!

Um beijo imenso em ti
***

*Um Momento* said...

E a "300" me vi aqui
O filme não vi... mas da forma que me o comentas... a conhecer o fiquei
Tu... dizes-te só
Não estás...
Tens um estrela sempre a iluminar-te... jamais o esqueças...
Abraço-te...pois é o que me apetecia fazer agora... neste preciso momento
(*)