Wednesday, August 08, 2007

INATEL 2007 (Take 9, ou "o filme dos cortes") & Apartes

E assim, um pouco contra a corrente do programa da Festa do Cinema do INATEL 2007, hoje vimos um clássico do cinema de suspense, realizado por um dos maiores de sempre, o Sr. Hitchcock.

Primeira observação: eu sou daqueles que pensa que, para escolher uma das obras de Hitchcock, poderiam ter optado por algumas melhores. Sim, OK, Psycho é uma das, senão a, mais emblemática e mimetizada obra dele... (Já perdi a conta a quantas variações da cena do chuveiro vi, nas mais diversas formas...) Mas, não será o mais envolvente, o mais imprevisível, ou sequer o mais credível. Mesmo à luz das técnicas da época.

Como uma grande apreciadora de Alfred Hitchcock, com quem comentei isto, me disse, poderiam muito mais ter escolhido filmes como "Intriga Internacional", ou "Os 39 Degraus". (Eu aqui acrescentaria, por motivos puramente pessoais, o "Janela Indiscreta"...) 0:)

Mas vá lá: não foi aquele que considero a maior nódoa na carreira do senhor... O "Pássaros"!

Segunda observação: poderiam ter arranjado uma fita com menos cortes. É que para além das personagens, a própria bobine aparentava ter sido esfaqueada, e depois mal colada. Algumas cenas ficaram ridiculamente interrompidas, assim como as falas. (Resquícios da censura? Uma fita perdida nos "arquivos culturais" da "tão saudosa" PIDE?)

E agora, apartes...

Primeiro aparte: uma coisa que me esqueci de mencionar no meu post "Maresia", e que tem tido desenvolvimentos... Quais fisioterapeutas, quais quê! Nada como ter de apanhar uma miúda de quase cinco anos, a correr livre pela praia fora, para nos pôr a correr outra vez! :D

Segundo aparte: Não sei se o recado será lido pela destinatária, mas para uma certa "Festa" que voltou a passar, assim de raspão, pela minha vida... Cumpri e continuo a cumprir com as promessas que te fiz, o que me disseste para fazer.

2 comments:

*Um Momento* said...

Hum...
Hitchhhhh... adoro-o
Não seja pelos cortes
Ainda te empresto alguns filmes que tenho cá por casa
Quanto á correria... tirei-te a vez ontem... com um nino de 2 anos:D
Qto ao resto...
Sorrio-te
abraço-te
Deixo um terno beijo

(*)

Excelsior said...

...Ah sim? óptimo... Cá ficarei à espera. :)

...Pois, Um_Momento... Graças aos céus, não "precisaste" dela, como eu acabei por precisar... ;)

Grato pelo sorriso. Devolvo-te o carinho, com um beijinho doce.

O sorriso é um assunto mais complicado...