Wednesday, August 15, 2007

"Querido Diário..." :P

... :)))

...E assim foi, este meu dia de aniversário... :)

...Acordei para descobrir que São Pedro me estava a dar um presente... Uma simpática chuvada descomunal, sobre Ulissipo.



E eu pensei: "Ena. Bom presságio." Em particular, tendo eu de conduzir a seguir...

...Só que, quando saí...


...E a verdade, é que a chuva tinha dado ao ar uma certa leveza, limpidez, e as cores pareciam mais vivas, mais intensas...

...E deliciado, conduzi beira rio fora, sentindo... saboreando... ouvindo a "minha" música...

...Depois, fui a um Restaurante Chinês, na zona de Oeiras. E aconteceu-me lá talvez o momento mais inesperado do dia... :)))

...Apesar da simpatia geral, a verdade é que é normalmente reconhecido nos chineses que trabalham em Portugal uma certa reserva. Restringirem-se muito à convivência com os seus conterrâneos. Só que desta vez, conheci a antítese desse estereótipo. Uma senhora, nova, muito bonita e simpática, que encetava alegremente conversa com os clientes, e partilhava, e queria ouvir. A meio da conversa que estávamos a ter, foi referido que um tio meu sabia falar Mandarim, e eu referi uma querida amiga minha, que adoro, e que estará nesta altura na China, devido a participar num concurso de cantares em Mandarim, e que já tinha 3 anos de aprendizagem da língua. (Um beijinho grande para ti. Sei que costumas ler isto, só não refiro o teu nome, porque não sei se gostarias que o fizesse...) :) A senhora mostrou-se claramente impressionada, já que considera ambas as línguas muito diferentes, em particular na escrita. E eu, já não me perguntem porque raios, referi que a Muralha da China é a única construção humana que é visível a olho nu, da órbita do espaço. A reacção dela foi-me curiosa... Ela agradeceu-me. :)

...E o almoço foi seguindo, e foi referido que eu era aniversariante... E no final, foi-nos oferecido o tradicional licor, sendo-nos dado a escolher um de dois. Escolhendo um, referi que gostava bastante desse...

...À saída, a senhora chama-me. Com uma garrafa daquelas, na mão. Eu penso que, talvez, me vá dizer algo, da marca, da composição, da região de onde é (a senhora era de uma região dos arredores de Pequim, penso.) Mas ela começa a dar-me conselhos sobre a conservação do dito. E eu a pensar para mim, a tentar perceber porquê. E ela passa-me a garrafa para a mão, dando-me os parabéns. Eu sorri, e agradeci, sem jeito. Mais ainda, quando ela se chega a mim, e dá-me dois beijinhos, e um abraço. Eu novamente agradeci, meio atónito. Espero que ela não tenha interpretado mal a minha aparente falta de reacção, mas fiquei sem palavras.

Se a ideia era ganharem um novo cliente, foi em cheio! :) É que para além da simpatia com que somos recebidos, a cozinha é muito boa! Voltarei lá de certeza. E aconselho todos a ir ao [nome a acrescentar, mal o recorde], na [morada a acrescentar, mal a consiga.]

...E o dia seguiu... e voltei... E obrigado, sério, a todos os que por aqui passaram e me deixaram os votos de parabéns... e me fizeram sorrir, tanto... :)

...E, para terminar o relato de um dia suave, agradável, calmo, sereno...

...Fui novamente comer fora, ao jantar. E, durante todo o jantar, uma criança, linda, uma menina de 8 meses, "engraçou" comigo. Virava-se para mim, ria-se, cada vez que eu falava com a minha companhia, ria-se outra vez, deliciada, e chamando-me a atenção. Uma menina lindíssima, de nome Maria.

...Que me recordou algo que o meu Pai me contava, de mim, quando era bebé. Que eu sorria, ria, para tudo e todos... Pessoas, animais, e crianças...

...Confesso que fiquei completamente derretido... Só posso desejar, de alma e coração, toda a felicidade do mundo para aquela criança, e a sua muito cordial e simpática família...

...Para o fim... recordo... dois momentos... Tão separados, no tempo... Com as duas pessoas mais marcantes, da minha vida, até esta altura...



...Carolina... Adoro-te. Desde o primeiro dia que te segurei nos braços... :)

...Pai... Amo-te... amar-te-ei sempre... Até ao último dos meus dias... com uma gratidão infinda... Por... por... tudo!...

...

13 comments:

kakauzinha said...

Ainda que a nossa vida tenha muitos contras e que as saudades de quem já partiu nos doa eternamente, é sempre bom recordar que tivemos o amor incondicional de um Pai a quem amámos de igual forma e continuamos a amar.

No meu caso são duas pessoas, porque para além do meu Pai tive a minha Avó materna, uma doce Maria, e de ambos tive o amor e os mimos que todas as crianças devem ter.

E tal como cuidaste do teu Pai, eu cuidei da minha Avó, tentando retribuir o tanto que me deu.

Eu acredito que estarão a zelar por nós, como Anjos protectores das nossas vidas.

Beijinho grande**********:))))

Ni said...

Não sei quem tu és... não sei como cheguei até aqui (pela mão de um anjo? Sorriso)... mas há algo que te quero dar, hoje, no teu dia, uma 'prece' inédita, que vou escrever agora, para ti:

Que cada dia o ar te abrace as memórias... fazendo-te sentir que o tempo não é um 'continuum'com fim, mas sim um TODO... onde os que te amaram e amaste estão e estarão sempre e te sorriem ... e te protegem... 'ad eternum'.

Sê Feliz! (Isto é uma ordem!)

Abraço de vento...

Ni*

Jasmim said...

:O) Este é um dos tais textos que consigo apenas sentir...
As palavras acabam por ficar aqui dentro, onde não têm significado algum...
E engraçado...acabei de postar um texto de muita...muita saudade...

Um beijinho doce
Jasmim

*Um Momento* said...

E o dia foi lindo:))
De licor, de garrafa, boa companhia e a passear
A chuva a te acompanhar
Os sorrisos a se fazerem sentir
E como tu cativas as pessoas
És realmente um ser Maravilhoso
Essas imagens lindas que tanto me fizeram sentir...
Olha meu Querido...
Um beijo em Ti , para um dia muito Lindo

(*)

Excelsior said...

kakauzinha...

...Grato pelas palavras sentidas, puras e positivas, de quem tão bem empatiza com o que acabei por demonstrar neste texto, um pouco contra a corrente... Mas é que... Mais que em muitos outros... este dia recorda-me do que tive. Em contraste com o que é.

Beijinho enorme, miúda mais linda. Gosto mesmo muito de ti.



Ni... :)

...E que forma de "terminar" uma série de tão belas e inesperadas surpresas...

*sorriso profundo*

...Tuas palavras quase me fazem considerar trocar as minhas "asas de Fogo", por asas de penas e plumas...

(...quase...)

A prece, fica. O sentido delas, tão real, fica. Bem gravado. Aqui dentro. A minha gratidão a ti, por dádiva tão pessoal, tão bela, fica e ficará...

...ad eternum... :)

...Quanto à ordem que foi dada... Sim senhora professora! :) (Tomei a liberdade de andar a espreitar os teus blogs...) 0:)

...Abraço, nesse ar, morno, suave, aquecido por uma chama que arde serena, pacifica...

*



Jasmim...

...Certamente farão sentido onde estão. O poderem ficar ai, dentro, representa para mim uma lisonja muito grande.

..."Saudade"... Néctar doce/amargo...

Beijinho em aromas de jasmim. ;)



...Querida e terna Um Momento... :)

...Fazes-me sempre sentir que me "vês" como mais do que na verdade sou e sinto...

...Se algo cativei, sinto e penso que devo àquilo que me tem sido transmitido à alma, por pessoas como tu... ou a algo ou alguém que não estará aqui, mas que está sempre presente... esteja o nosso espírito aberto a isso...

(...E o Sol que se vê, e a brisa que se apercebe,da minha janela, ao escrever estas palavras, faz eco com o teu desejo, para este dia...)

...Retribuo-te... Beijo, votos, ternura, carinho... tudo.

(*)

Maria João said...

Se a pequena Maria nao tivesse 8 meses podia quase jurar que era eu! =P


Feliz por saber que o teu dia/noite correram bem =))

Beijo grande meu querido *

Excelsior said...

:D Ai é, Cookie? Também "engraçaste" comigo, e 'tás sempre a rir-te, a chamar-me a atenção, cada vez que me ponho a falar com outra pessoa?

0:)

Obrigado, linda. É muito reconfortante saber-te feliz, por ti.

Um beijinho enorme nessa bochechinha linda, "bebé". :)))

Excelsior said...

(...saber-te feliz, por MIM...)

(...Arre.) :P

Maria João said...

lol

pato trengo =)



BEIJOOOO *

Excelsior said...

:P

(..."trengo"...)

*acesso de urticárias*

(...É oficial... sou alérgico ao termo!)

:)

Beijinho muita grande, Cookie. ;)

Anonymous said...

Não sei quem tu és... não sei como cheguei até aqui (pela mão de um anjo? Sorriso)... mas há algo que te quero dar, hoje, no teu dia, uma 'prece' inédita, que vou escrever agora, para ti:

Que cada dia o ar te abrace as memórias... fazendo-te sentir que o tempo não é um 'continuum'com fim, mas sim um TODO... onde os que te amaram e amaste estão e estarão sempre e te sorriem ... e te protegem... 'ad eternum'.

Sê Feliz! (Isto é uma ordem!)

Abraço de vento...

*****

Sorrio.
Hoje sei quem tu és, sei como cheguei aqui (sim, foi pela mão de um anjo!) :) ... e há algo que te quero voltar a dar:
«Que cada dia o ar te abrace as memórias... fazendo-te sentir que o tempo não é um 'continuum'com fim, mas sim um TODO... onde os que te amaram e amaste estão e estarão sempre e te sorriem ... e te protegem... 'ad eternum'.

Sê Feliz! (Isto é uma ordem!)

Abraço de vento...»
...

Por estranho que pareça... enquanto escrevia um pouco... a ouvir um certo mantra... abriu-se um separador e apareceu o teu blogue... (não é para perceber de acordo com as lógicas terrenas... aceita-se e... entra-se... foi o que fiz...)

Escolhi o ano e o dia... vim 'aqui'...

A mensagem é igual... e o sorriso também.

Saudação à Ordem...






Excelsior said...

...

Grato pela... reafirmação... de uma dádiva de outra vida...

...

A data.. não a deste post, mas do teu comentário... não tem nada de casual.

...

Uma luz que teima em querer brilhar cá... sobre caminhos que se apagam...

...

Que todo o bem que me desejas te retorne triplicado. Para ti e para todos os que amas.

Luz.

Anonymous said...

Grata! Luz!

Hoje... e Sempre...