Tuesday, October 16, 2007

...Marinheiro, Maestro da Melodia de um MAR ETERNO!...


...Numa certa tarde... Há mais de três anos...

...no "pico" de um dos maiores Momentos de Provação que me recordo ter vivido...

...estava em certa biblioteca, ao entardecer... Sozinho... E a ouvir uma gravação, num walkman (sim, ainda usava dessas coisas...)

A parte da gravação (feita da rádio) que eu queria ouvir, já tinha acabado... mas a cassete continuou... e lá... "por acaso"... estava gravada... esta música...


-------------------------


REAMONN
Alright


Wipe those tears away from your eyes
Just take my hand you don’t have to cry it’ll be alright, baby
I'll make it alright
Don't let the world get you down
Reach for the love that's all around
It'll be alright baby we'll make it alright

I'll pick you up when you're feeling down
I'll put your feet back on solid ground
I'll pick you up and I'll make you strong
I'll make you feel like you still belong
Cause it's alright, yeah it's alright let me make it alright, make it alright

Stay with me tonight, stay with me tonight
Sometimes the words well their just not enough
Afraid of feeling and in need of love
To make it alright, baby, I'll make it alright
Where will you run to where will you hide
I know the pain comes from deep down inside but
it'll be alright baby we'll make it alright Baby
Let me make it alright, Make it alright
Let me make it alright, Make it alright

Stay with me tonight, stay with me tonight
It's alright, yeah it's alright
It's alright, yeah it's alright
It's alright, Stay with me tonight
I'll pick you up when you're feeling down
I'll put your feet back on solid ground
I'll pick you up and I'll make you strong
I'll make you feel like you still belong

Cause it's alright, yeah it's alright let me make it alright, make it alright
Stay with me tonight, stay with me tonight

It's alright, yeah it's alright
It's alright, yeah it's alright
It's alright, Stay with me tonight
It's alright, yeah it's alright
It's alright, yeah it's alright
It's alright, Stay with me tonight.


-------------------------


...Confesso... que àquela altura... nenhuma conotação "romântica" a música teve... Mas embalado numa imagem de mim, num cabo... e na Luz de um entardecer... num Sol que se preparava para beijar um oceano, entre nuvens, de uma candura Eterna... tudo envolvido em tons de Dourado e Azul...

...eu... senti o abraço... de quem sempre me fez sentir que tudo estava bem... tudo iria ficar bem... e que havia naquele abraço, um Porto de Abrigo, de cura, de Esperança... de PAZ e Harmonia!

...Senti o Abraço do único Amor Incondicional que recebi deste mundo, nesta vida.

O amparo do meu Pai.

E numa voz sem palavras, eu senti, e soube, que tinha terminado. Naquela fase, eu não precisava de sofrer mais.

Tinha-me redimido. O preço tinha sido elevado... mas o GANHO, infinitamente maior. LIBERDADE...

...

Neste dia, 16 de Outubro... celebro o dia em que o meu Pai nasceu.

Reverendo Doutor José Luís da Conceição Rodrigues, doutorado em Teologia pela Universidade de Salamanca.

Nunca tendo exercido o sacerdócio pela Igreja Católica, ele foi um VERDADEIRO Católico. Nas palavras dele, Católico vem do latim, da palavra CATALONO (não sabendo eu se é esta a escrita correcta), que significa DE TODOS. Logo, foi isso que o meu Pai foi. De Todos. E de todas a religiões, todas as linhas de pensamento (mesmo as agnósticas), todas as verdades (partes da Única Verdade) ele estudou, quis conhecer e aprofundar. Em verdadeiro trabalho de Síntese, numa Prece Viva ao UNO.

A Presença do meu Pai... sempre foi, ao longo de toda a minha infância e adolescência... um Abraço De Luz Afirmada, oferecida... irradiada... de uma forma similar à mostrada, no vídeo que aqui coloquei...

Não poderei nunca DESCREVER com total justiça, o que era sentir a Presença quente, profunda, amável, paciente, serena mas firme, sapiente, leve, humilde, sem qualquer forma de soberba, sem um pingo de arrogância, mas com tamanha Compaixão, Rectidão em actos e pensamentos... quer perante mim, quer perante TODOS...

...dono de uma Simplicidade capaz de levar a maior Verdade ao coração da pessoa menos ligada a certos Caminhos. Com naturalidade. SOBRE o natural (por oposto ao "sobrenatural"), como o meu Pai sempre dizia, com graça e muita Sabedoria.

Um Poeta. Um Compositor. Um Escritor. Um Músico. Um Maestro. Um Cantor. Um Artista.

Tudo o que de bom alguém alguma vez vislumbrar em mim, nele teve origem. Por ele foi guiado, indicado. Até moldado, se bem que nunca imposto. Pois desde muito cedo (e mais uma vez nas palavras dele), ele tratava-me como um "homenzinho". Preparação de responsabilidade, de liberdade, de dever, que seria... muito útil, dramaticamente cedo.

Numa vida em que não recordo ter tido muitos motivos para me considerar afortunado... depauperado de tantos elementos de Família (e não só)... UM privilégio, realçou-se como o Privilégio que todas as outras desventuras claramente compensou...

Ter tido, na mesma pessoa...

...um Irmão... um Tio... um Primo... um Avô... (até um Filho, em certa fase...)

...um Mentor, um Companheiro, um Amigo, um MESTRE!...

...José Luís da Conceição Rodrigues...

...o meu PAI!

...

(...Numa Prece de Gratidão, por tantos anos depois, finalmente ter como aceitar a Oferta de Amor que DESDE SEMPRE me garantiste ser minha... e eu não sabia... talvez nem quisesse... receber... por mágoa, por sem ti, neste Plano, me sentir... deixo este pequeno e humilde testemunho... à Alma Mais Pura e Bela que me foi dada a conhecer, nesta minha vivência...)

(Todas, TODAS as tuas Palavras ressurgem-me na memória... no Espírito... e na tua PRESENÇA, sempre que necessário serem complementadas... à luz do meu momento actual...)

...

Por um Elo de Amor, que nem a morte teve, ou terá como quebrar...


...Obrigado!...



6 comments:

Lewis said...

Texto longo, emotivo e saudosista...epá mas não carencia de Karaoké.

Best Regards L.S (Not D.)

Jasmim said...

* * *

(sorrio-te)

kakauzinha said...

Sabes o que a palavra Pai também significa para mim. Foi para aqui uma "chuva" que nem imaginas.

O teu... uma pessoa de valor, um Ser humano maravilhoso, e está tudo dito.

Beijos azuis******:))))

Excelsior said...

Lewis... Jasmim... kakauzinha...

*sorrindo, em silêncio*

Anonymous said...

Essa sua prece de gratidão,
poderia ser também à outras
pessoas!

Àquelas que nos são e serão eternamente queridas e amadas.

beijos

Excelsior said...

*sorrindo*

...

Como prece de gratidão... ela é dirigida a quem me Amou. De forma real, incondicional e plena...

...

Tudo de bom.

Beijinhos