Thursday, October 25, 2007

"Portais" para a (minha) Memória: Parte IV - O Templo do Sol / As Misteriosas Cidades de Ouro

(...Bom... E aproveitando o "mote" dado por determinada troca de ideias, ontem, neste blog... vou mesmo pegar por ai. Não só falando da referida série, mas de um livro... que de certa forma, marca o começo. De um outro... "reconhecer", em mim. Muito precoce.)

(...99%...)

...

E estamos... bom, estamos mesmo muuuuito lá atrás, nos anos. O meu Pai foi, quando criança, um grande fã do Tintin. Apreciava a fluidez dos desenhos, em traços muito simples. E a personagem, e as histórias. Envolventes. Em que um repórter, sem quaisquer "poderes" excepto os de um comum mortal, resolvia as mais intrincadas situações, mistérios, aventuras, que o levavam aos "quatro cantos do mundo"...

E o meu Pai fez questão que o meu primeiro livro... ainda nem eu sabia ler, fosse um do Tintin. Comprado na livraria do centro comercial "O Faraó", em Almada. E o livro... foi este.

O Templo do Sol.

Foi o primeiro livro que aprendi a folhear, ainda nem sabia ler. Foi, penso, o primeiro livro que li, mal aprendi a fazê-lo. E... ressoou no meu... vá, imaginário.

Nele, o Tintin é levado, na companhia do sempre impagável Capitão Haddock (e a sua interminável lista de impropérios, de fazer uma pessoa ir às lágrimas, de tanto rir), ao Peru. Em busca de um amigo, o Professor Girassol (Ou Tournesol, consoante a versão).

...E ele encontra-o... numa cidade perdida... Inca. A última que restou. Desconhecida de tudo e todos.

...Os desenhos da América do Sul... As imensas florestas, montes... e... os TEMPLOS... a adoração ao Deus Sol...

Enfim. Palavras, para quê? *sorriso*

(Aparte: este livro é a continuação de um, que só li anos depois, e que aqui fica, como referência: As... 7... *sorrindo* Bolas de Cristal. Não, nada tem a ver com o Dragonball.) :P

E agora, passando para a segunda parte da razão de ser deste texto... Aquela que claramente me é a mais... saborosa... *sorrindo*

Anos depois, passa na televisão portuguesa uma determinada série... Com o sugestivo título de "As Misteriosas Cidades de Ouro".



A série, infanto-juvenil, de desenhos animados anime, mas (estranhamente) aqui transmitida na sua versão dobrada, francesa (o que diga-se de passagem, não sabendo eu francês quase algum, e não sendo particularmente "fã" da língua falada, confesso nunca mais ter conseguido dissociar da série), retrata-nos a busca de um miúdo espanhol, Estéban, na altura dos conquistadores espanhóis, pelo paradeiro do seu pai, perdido há anos no alto mar. Essa busca condu-lo à América do Sul, na companhia de uma rapariga, nativa de tal continente, Zia. E, depois, de um rapaz, também de lá, Tao. Um rapazinho que pertence a um povo directamente descendente de outros, mais antigos... e por isso, um estudioso e conhecedor de muitos dos seus segredos.

...E... através de muitas voltas, muitas idas e vindas... eles são levados a procurar as SETE *sorrindo* Cidades de Ouro, perdidas, e escondidas. Repositórios do conhecimento e ciência perdida de continentes como a Atlântida... Lemúria...

...

No caminho... eles encontram vestígios, de tais povos. E do saber de outrora. O imponente barco movido por uma vela solar... o Solaris.



(Que recordo, custou-me como tudo, vê-lo a ser destruído, pouco tempo depois de aparecer na série... Recordo-me de tentar reconstruí-lo em lego...) :P

...E... Claro... CLARO... o Condor.



Esta portentosa nave voadora... supersónica... a energia solar... toda coberta em ouro... era... era... Imaginar-me nela, era imaginar Liberdade. Os céus... o MUNDO... ao alcance... de um par de comandos... *sorrindo*

...E eles encontram... UMA das cidades de ouro.



Por determinadas questões, a cidade acaba destruida. Mas eles não desistem... Afinal, existiam mais 6, por descobrir... (E isso, nós nunca vemos.)



É, claramente, uma série infantil. Para ser vista aos olhos da altura. Mas... muito... inteligente. E... conhecedora. Muito. (Por exemplo, no final de cada episódio, eles apresentavam sempre um pequeno segmento, documental, em que entre outras coisas... eles afloravam os mistérios por detrás da Civilização Inca... estilo: canais de irrigação que ainda hoje funcionam, em certas encostas, contra o sentido da gravidade, e os cientistas e engenheiros da actualidade não conseguem explicar porquê... ou o mistério de COMO terão sido transportadas as pedras que foram usadas na construção de Machu Picchu...)

*sorrindo*

(O que me recorda: a minha Mana Azul, a kakauzinha, mostrou-me uma vez um link, para um site com textos interessantes, sobre essa temática... e a das pirâmides do antigo egipto... Para quem nunca perdeu muito tempo a pensar nas REAIS implicações de tais construções... Estão ali artigos... interessantes, para reflectir um pouco. *sorrindo* Aqui fica o link.)

Ou seja...

Foram coisas que ressoaram. Em especial... naquilo que a Civilização Inca acabou por ser o último bastião, o último (falho) repositório. Mas apenas a Inca. Maias... Aztecas... Céus... Demasiado degenerados. Ali... nesses povos... já só estava uma caricatura grotesca, do que outrora havia sido.

*suspiro*

...

...As Misteriosas Cidades de Ouro...

*sorrindo*



10 comments:

Lewis said...

Meu Caro A. O amigo tocou num ponto sensível da minha juventude, até aos dias de hoje ainda me lembro da letra e da musica desta série. Série que anos mais tarde viria a ser disputada no programa da tarde AGORA ESCOLHA por outros programas da mesma época (such as Verano Azul).
Tanto gostei das cidades do Ouro, que tenho gravado todos os eps no disco do meu PC.
Um bem haja para ti por reavivares a memória de um gajo bués nostálgico.

Excelsior said...

:D

Oh meu amigo L.S. (not D.)

Disponha!

Também tenho por cá esses simpáticos episódios... Mais uma coisa que comecei a rever, e depois... olha... assuntos mais "elevados" impediram-me de continuar a fazê-lo :P

Aaaah... o mítico Agora Escolha, em que eu torcia sempre por Galacticas, Buck Rogers, e Espaços 1999s... E que me passava todo, quando ganhavam "coisinhas" como Fama, ou o Barco do Amor...

:P

(Espera... o meu caro L.S. sabe a letra e a música de COR? 'Pera lá... não me digas que também cantas isso? Estilo, assim em coro, com o J.P....)

(Oh valha-me... as coisas que perdi...)

:D

Um bem haja para ti também, e se tiveres pedidos a fazer a esta coisa esquisita que eu inaugurei aqui, que é esta "rubrica", dispõe! Pode ser que ressoe cá dentro...

Onda Encantada said...

Bom... decididamente, andámos todos a ver os mesmos filmes... :)

Hum... Todos... Starseeds... :)

Interessante...

Confesso que também não perdia um episódio do Verão Azul com o puto gordo (ai... não me lembro do nome do pequeno) aos gritos na sua voz esganiçada, à porta da casa/barco do Chanquete... eheheh
Nem nos livros do Tintim, aqueles primeiros que tiveram direito a encadernação, todas as historias do Luc Orient... se não sabem, eram passadas em cidades estelares... com naves e ... enfim, sabem do que falo... ;)

E também leram Isaac Asimov e Robert A. Heilein - "Estranhos numa Terra Estranha" (que curiosamente é classificado com tendo o tema da poliamoria, mas na verdade, se fala em Androgenia (Ah! estes humanos que nada entendem - :S.
E "Os filhos de Matusalém"?

Pois... bem vejo...

É o que dá... Starseeds... :) Os primeiros índigos... :)


...
---
...

Agora...
Fora do tema...

Constatei algo interessante...

Os teus ciclos de cura são anuais?
*pisco-te o olho*

É que em Julho de 2006 também colocaste a musica Kayama... e até teve direito a post!
*sorrisos*

Pergunta para ti:
Porque trancas os posts anteriores aos comentários?
Quis comentar no "indiferente" (Set. 2007) e não pude :(

*ainda sorrindo*

Gostei mesmo do "debate" de ontem.
Gosto de partilhar desta forma...
Grata...

Abraço-te no Templo do Sol

Onda Encantada

Belinha said...

Boas... :D

Por falar em BDs da nossa infância / que nos marcam... ocorre-me as aventuras do Asterix e Obelix.

Traz-me boas memórias não pela minha infância mas pelas leituras exageradas que fazia para o meu irmão (9 anos mais novo). Divertia-me fazer palhaçadas e vê-lo a contorcer-se às gargalhadas.

Hoje em dia tenho alguns livros da colecção mas confesso que a piada era a reacção dele! Resumia-se a ver uma criança inocente a ser feliz com uma coisa tão simples quanto um disparate! Ou seja, algo que está sempre ao nosso alcanse...

Jocas... já sabes, sempre por aqui (mesmo que "invisível")... :D

Excelsior said...

...

(100%)

[Vestido de Azul E/Sobre Negro...]

(Apropriado)

(E chegando a casa, após ver a minha Lisboa virada de pantanas, pela simpática visita do senhor Putty-put, mesmo à minha porta...)

...E com uma boa disposição que seria mais genuína e verdadeira, há umas horas atrás... mas que me recuso a perder... respondo:

*sorriso*

Onda Encantada...

Starseeds, Starchilds, Starbrothers... Mesma Vibração/ressonacia/"assinatura"... Sim :) Definitivamente.

As séries que te referi, compõem um "triunvirato" que teve a responsabilidade de "(re)incendiar a minha mente"... Claro que à luz da época/idade... Basta dizer que décadas depois, vi a Galactica original na Sic radical, e... constrangimento, não começa a descrever o que senti. Valha-me o actor que faz de Apollo na original, ter percebido o potencial desaproveitado do conceito, e ter finalmente conseguido que a série fosse refeita, em 2003... numa versão tão mais... TUDO... :)

...

E depois, uma certa Onda refere... Robert... A.... Heinlein...

(...Claro. Só podia. COMO NÃO, seria mais a pergunta...)

*sorrindo*

...É só o autor que mais obras li... e para ti, só tenho estas palavras "Have a Spacesuit, Will Travel." (Pela Europa-América, denominado Viajantes do Espaço") :P

(Olha: mais um tema para minha "rubrica". Enquanto há tempo.

(..."Os Filhos de Matusalém"... Valha-me...! O quanto eu teria dado para que os simpáticos editores da Europa-América tivessem publicado o resto da saga...) *suspiro*

(..."indigo"... *sorrindo. e calando*)

...

Quanto à música... inicialmente, iria escrever algo como "não, desta vez, coloquei-a porque a associo o crescendo, o climax a Ascensão, ao elevar-se, em Asas de Fogo, rumo ao Alto...

...Como as coisas mudam em tão pouco tempo...

...Sim. Definitivamente, agora justifica-se por Cura. Pelos mesmos motivos do post de há mais de um ano. Kayama... e a Healing, a música que mais "aqui" encontrei, associada ao Pulsar do Cosmos...

(...farto deste mundo de TRETA!...)

(...Ena. Boa Excelsior. Que elevado. E rematas com IRONIA... Tu estás lá, "miudo"...)

...

Quanto ao post que referes, não sei que se passa... averiguei, e está com "allow comments...

:/

Eu vou testar isso...

...Grato, que tenhas gostado...

...que não se perca tudo.

Um... abraço, numa ressonância lunar... que me é... por demais familiar.

(...Quiçá... Sim. Quiçá.)

Excelsior said...

Belinha...

*sorrindo*

Olha a minha mamã virtual. :P :)

(Céus... o VP... 10 anos atrás... mais!... Bom, melancolia é favor...)

O Asterix e o Obelix são um clássico... :))) Se recordarmos os livros antes da morte de um dos autores originais... que o outro... o desenhista... pff. :(

...Agora ao contares isso de ti e do teu irmão, recordaste-me o quanto eu, miúdo, adorava ouvir o meu Pai ler-me alguns livros de banda desenhada... Para mim, era melhor que ir ao cinema, estar ali ao lado dele, a sentir-lhe a presença, e a rir-me com as várias entoações que ele conseguia...

*...suspiro...*

...

(Disparate? Sempre ao nosso alcance...? Essa agora daria que pensar... MUITO...)

...Não, Belinha, não te sabia por aqui... mas agora já sei... Há "assombrações" boas... :)

Beijinho enorme. E saudades.

Onda Encantada said...

Bom, desta feita...
Para te dizer que comentei lá no Indiferente...

*rindo.rindo*

É que às vezes tenho assim uns ataques de troll'zice' para não dizer outra-qualquer-coisa que soe tão mal como esta ou pior

- iac... esta foi muito má

*Onda Encantada, rindo-se de sim mesma*

Ai...
Enfim... Haja boa disposição que hoje é um destes excelentes dias...

Onda Encantada

Excelsior said...

Onda Encantada...

(Começando pelo fim...)

...ai é, um de tais dias...?

*tentando sorrir*

Sim. Que seja, sim.

Já vi o teu comentário, ao qual respondi... Boa... intuição, talvez, a tua.

(Para ver se te/me faço sorrir... quer dizer, tu pelos vistos, nem precisarias de muito mais... *sorriso*... conto-te esta: Sabes o que primeiramente li, quando escreveste troll'zice? "Trolhice", como em trolha das obras. Já ia começar a fazer piadas parvas, sobre tu num andaime, a assobiares a "tipos bons" a passarem lá em baixo..)

...

(O blog dos meus colegas materialistas está a começar a fazer-me mal, está visto.)

Boa disposição e leveza, Onda Encantada... embaladas pela "vela da Lua"... em Vento Estelar... saudoso...

Onda Encantada said...

*sorrisos para a piada do trolha*

*expressão semi-boqueaberta*
*coração apertado*

Energy changed here!
Devido ao comentário em Indiferente?

Oh... I better shut...

sssshhhhhh...

Silence is...

In it... I rest then...

Abraço tranquilizador...

Onda Encantada

Excelsior said...

...

Hum?

Ah não, por Deus... Não, nada disso, Onda Encantada... Não quero... de forma alguma "passar" para ti algo menos... bom...

...

Silêncio... Silêncio tenho-o muito, deste lado...

*...sorriso...*

É que... deste lado... as últimas "divisões" desta casa estão apagadas. É só isso.

Mas sim, há Paz. Há Luz. Há... olha: há a consciência tranquila que se fez tudo o que se podia. Em Serviço. Pelo Uno. Pelo Bem Maior.

O meu "eu"...?

Inconsequente. Irrelevante. E... Indiferente...

...

(...Saudades de uns certos fins de tarde, no Castelo de Palmela... meditando... espraiando a minha consciência... pelo horizonte... e Além... ao som do ressoar do "The Healing"...)

...

(...Poder "roçar" com a minha percepção... CASA...)

...

Harmonia. Gratidão. Amor.

Sorriso e abraço Fraterno.