Tuesday, October 23, 2007

"Portais" para a (minha) Memória: Parte I - Andromeda Ascendant


Bom, e sendo assim, apetece-me voltar a falar de mim um pouco, e desta minha vivência, gostos...

(...Não sei se deveria, ou se interessa sequer... Mas citando uma frase que... me diz bastante, "a vida são só dois dias, e eu já vou no terceiro"...)

*sorriso*

Como penso ser algo notório, um dos meus gostos principais, é ficção científica. Para ser mais honesto, o Fantástico. Mas sobre a temática do Espaço... então... é-me... sublime.

Não toda. Não a vazia de história, de conteúdo, de profundidade e de sentido (exemplo prático: Star Wars). Aliás: o grande problema, é que a verdadeira ficção cientifica, a mesmo boa, normalmente nunca passa dos livros, para o grande ecrã. E depois, chegam... coisas, como o intragável Armageddon, que azar dos azares, é uma colagem mal feita e inverosímil de várias histórias, que eu por acaso até conheço, e li.

Bom, mas já me estou a alongar por aí afora, por outros caminhos. O habitual.

Voltando atrás: onde curiosamente o que de muito bom de ficção científica ainda chega à forma representada, visual no seu pleno, é em séries televisivas.

Uma das mais recentes (e curioso, que seja logo com ela que comece este possível "novo segmento" neste meu "programa" que é este estranho blog), é Andromeda.



Para quem não viu a série, nada vou estragar da história. Só vou contar a premissa (até porque comecei agora a revê-la, e eu nunca cheguei a ver o FIM da dita, com todas as mudanças de horário com que fui presenteado, quando ela passava na televisão...)

Imaginem... Uma Comunidade Interstelar, estendendo-se por mais de duas... três galáxias, acho. Milenar. Composta por incontáveis povos. Em paz. Em harmonia. Em cooperação. A nível tecnológico, cultural, o mais avançado que consigam conceber.

E há uma traição no seio dessa Comunidade.

Uma frota de naves portentosas, assegurava a Lei e a Defesa da referida comunidade. Os seus comandantes... (vou optar por não traduzir), eram os "High Guardians", que compunham a "High Guard".

Com a traição, todas são destruidas. Excepto uma, que no meio de uma emboscada, e já com a sua tripulação evacuada, menos o capitão, fica presa no Evento Horizonte de um buraco negro. Em que o tempo quase pára, por comparação ao do resto do Universo.

300 anos.

E nesses 300 anos, a civilização caiu. Entrou-se numa espécie de "idade das trevas" intergaláctica.

E quando livre daquela singularidade, o Capitão da nave (claro, a Andromeda Ascendant... Céus, adoro o NOME...) descobre ser uma relíquia. Um anacronismo. Vivo, quando tudo quanto amou e conheceu, desapareceu há séculos.



...E a comandar a nave mais poderosa desta nova era, em que muito da tecnologia antiga se perdeu.

E, louco, tolo, idealista, lutando pelo que lhe restou, por dever e pouco mais, o simpático capitão decide tentar esta coisa, até relativamente simples...

...restaurar a antiga comunidade, a "Systems Commonweath".

Ah, e numa nave que normalmente tinha centenas, senão milhares de soldados, técnicos, etc... agora, só terá a ajuda de 5 tripulantes que o acaso juntou, e que... bom... estarão longe de serem os indivíduos mais fiáveis e idealistas... *sorriso*

...

Convém dizer que a nave, é claramente a protagonista da serie. Primeiro... porque é de um design... como poucas vezes vi. Segundo... é o conceito "Knight Rider" elevado a uma nova dimensão. Estas naves têm Inteligência Artificial. Femininas. Com emoções e tudo. E esta, em particular, tem um avatar, um andróide. E sim, seus tarados, a actriz que faz de "Rommie" (abreviatura de Andromeda), é um "pedaço de mau caminho". :P :) (Pfff... Queriam o quê? É uma série televisiva... Não podiam fugir demasiado do "lugar comum".)



Por um certo conjunto de... ambiências... é uma série onde... claramente... há para mim um "travo a familiar".

Não sendo possível, porque não achei, colocar aqui um vídeo do genérico original, que tem uma das melhores "intros" que já vi...

("...The long nigh has come. The Systems Commonwealth, the greatest civilization in history, has fallen. But now, one ship, one crew, have vowed to drive back the night and recandle the Light of Civilization. On the starship Andromeda, HOPE lives again!...")

... olha, aqui fica... este. :P

2 comments:

Onda Encantada said...

As imagens...

Lembram-me... Recordam-me...

Mas eu não vou de nave!
Vou no meu merkabah...
Anda, cria o teu e vem comigo fazer o teu caminho...

No meu canto vou para casa...
Estou mesmo de regresso :)

Até já!

Onda Encantada

Excelsior said...

...

Onda Encantada...

...

*sorrindo*

...

Respondi-te a tal, no teu canto...

...

E aqui deixo também...

...Poder. Sabedoria. Actividade.

E um Para Sempre presente Sorriso Fraterno.