Wednesday, November 21, 2007

"Beowulf", ou O Quebrar de Ciclos

Recordando um tempo... em que parte deste blog pareceu um blog de crítica cinematográfica...

...hoje falarei do filme que fui ver ontem. "Beowulf".

(3D)

E porque refiro isto, à parte...?

...Porque eu, na minha santa ignorância, nada liguei ao prefixo, quando consultei os cartazes... e sempre pensei que fosse uma referência, quiçá, ao facto de ser um filme feito usando plenamente o recurso a imagens computorizadas.

Ledo engano.

Chegado lá, fui informado que o bilhete teria um valor adicional... por ser a 3D... e que daria direito a um par de óculos.

Olhou-se... ergueu-se a sobrancelha... encolheu-se os ombros... e aceitou-se.

Confesso ter pensado naqueles óculos de cartão, foleiros, vermelhos e azuis, que mais contribuiam para uma dor de cabeça, do que para um aumentar do realismo da experiência... :P

...Bom: o foleiro dos óculos, pude constatar... não por serem de cartão, já que eram de plástico... mas porque lembravam, colocados em mim, os óculos do Super Homem, interpretado pelo falecido Christopher Reeve, quando este se "disfarçava" de Clark Kent...



...mas... o filme...

...Bom: começa o dito... coloca-se os óculos... e...

...nunca tinha visto nada assim.

Passando uns largos momentos, a pessoa habitua-se àquela realidade, mas até lá se chegar, os primeiros... sei lá... 20 minutos do filme, são acompanhados de expressões estilo "wow... não posso... incrível.. nunca vi nada assim..."

Exemplos: entre muitos...

  • Quando Beowulf desembarca, e arrasta o barco pela praia de seixos... e um cavaleiro cavalga ao encontro deles... vindo da nossa posição do ecrã... e vemos as pedrinhas a saltar, atiradas pelos cascos do cavalo, contra nós.
  • Ou quando nós vemos, em certa parte que não contarei qual era, para não estragar (mais) o filme a quem não o viu e queira ver, um ramo de árvore a vir contra nós... e a nossa reacção é fechar os olhos...
...aquilo tudo parece o que se ouviu falar de hologramas, na ficção cientifica...

AH! E a história...

...versão com uma narrativa com mais acção que o original... muito interessante a todos os níveis... Vá, não será para mim um 300, mas continua a ter sido um filme... que mexeu comigo qb.

...E é... acima de tudo... uma história sobre Ciclos. Sobre o pernicioso que é repeti-los... e da importância de que se reveste, o quebrá-los.



8 comments:

Onda Encantada said...

*sorriso imenso*

Pois olha, eu que também vi o filme, gostei imenso e tenho que admitir nunca ter visto nada com uma animação assim...

Gostei... De tudo! *sorrindo*

Até os óculos, que ficavam um espectáculo a cada um dos seres ali existentes...
Poderiam lançar moda... Para todos os efeitos guardei os meus, quem sabe na próxima "season"...

*rindo imenso*

Abraço intemporal

Onda Encantada

kakauzinha said...

Com uma descrição destas que mais se pode fazer? Ir ver o filme!

Bêjus em Tu*************

Onda Encantada said...

Já agora... Ciclos ilusórios e de encantamento... *sorrindo*

Oh...ciclos... quebrem-se... e iniciem-se novos fora dos mesmos padrões...

Assim seja...

Onda Encantada

Excelsior said...

*profundo suspiro*

*...sorriso...*

Onda Encantada...

...se aqueles óculos passarem a moda, eu sinceramente... prefiro continuar sempre fora de tais "padrões"... mas desconfio que para moda, só no Carnaval... e com a adição de uns narizes e uns bigodes... daqueles postiços...

... :)

...Aceito a tua adenda, quando a ciclos... mas sabes... ciclos para mim revestem-se de algo muito... circular... a duas dimensões... *sorrindo com a constatação do simplismo por mim usado agora, e que vou usar a seguir...* estilo: uma circunferência...

Para algo que se contorna, a cada volta... eu prefiro algo com mais uma dimensão... mais um eixo...

...uma espiral ascendente...

...

Abraço de Vento Estelar...

Excelsior said...

kakauzinha...

...minha linda Mana Azul...

...se fores de facto ver o filme... será que te posso pedir que tires uma foto, contigo com os óculos postos? Eu prometo não me rir... (assim... muito...)

...

(Nem penses pedir-me o mesmo...) :>

Beijinho ENORME para ti...

Lewis said...

Oi A!Confesso que não li este post completamente, pq faço questão de ver o filme.Por acaso, nunca fui ver destes filmes agora em 3D, mas não sei se é alguma coisa de novo...
Quanto ao filme, já vi algumas versão de outros realizadores (uma até que entra o nosso estimado Highlander (o original claro - Christopher Lambert)).Mas esta versão claro, como um gajo que se preze, vou ver nem que seja para ver a virtual Jolie toda descascada .hehehehehe (o meu lado depravado em acção).
Durante a tua descrição na bilheteira, quase te consegui imaginar de capa, com um caracol no cabelo e com esses óculos fantásticos - e claro com um grande SA no peito!!!!!

Excelsior said...

Lewis...

...pouco do filme contei...

...A experiência, aconselho-a... Eu, nada tinha visto que se comparasse... Acrescento, por exemplo, o efeito que eles conseguiram dar, ao fluir de um qualquer líquido...

...Oh, amigo... há muito pouco de "super", em mim...

...acredita.

Eu fico-me mesmo pela persona "Clark Kent"...

...

Um bom filme. :)

Lewis said...

Hum! Ok ! Tou com uma certa curiosidade, mas nem todos os cinemas tem a cena a 3d. Acho q aki ao pé de mim...mais próximo é capaz de ser o almada...