Friday, January 09, 2009

Integração

.

Recebi este texto... esta Prece, através de uma pessoa que me é muito especial. Uma Amizade que transcende o Tempo. E lembrei-me de uma troca que ocorreu neste blog, à volta de um texto, ainda há relativamente pouco tempo.

Não podia vir mais a propósito. Ser mais explicativo, de algo que tentei transmitir então, de forma parca.

(Obrigado, Criança-Violeta.) :)


~~*~~




PATRIMÓNIOS ÍNTIMOS


Senhor!
Tenho três regiões cerebrais,
por onde posso transitar.
A primeira, a mais elevada,
é a dos ideais superiores,
como a fraternidade e o amor.
A segunda, intermediária, é a da razão.
A terceira, a inferior, é a dos impulsos.

A primeira, eleva-me aos céus;
a segunda, equilibra-me no mundo
e a terceira, me chama à animalidade.
São o meu futuro, o meu presente
e o meu passado.

Se me localizo unicamente
nos ideais superiores,
perco o esforço da experiência;
se me prendo apenas à razão fria,
escravizo-me aos objectivos imediatistas e,
se me fixo na dos impulsos,
lanço-me num incompreensível
mundo de causas e efeitos.

Dá-me forças, Senhor, para saber
balancear meus patrimónios íntimos,
de modo a aproveitar
a potencialidade dos ideais,
usar a razão com sábio equilíbrio
e aprimorar os instintos.

E, para ser feliz,
demandarei à região superior,
cultivando, a cada dia,
mais amor e entendimento.

Assim Seja!


(Fonte: Preces do Coração)


~~*~~


(Nem sempre é fácil fazê-lo. Há aspectos que, a espaços, pesam mais que os outros dois. Mas há que tentar sempre. É uma das Chaves principais...)

.

2 comments:

kakauzinha said...

Querido Mano Azul, muito obrigada pelas doces palavras que me deixaste, foi mais um presente que recebi:)))

Esta Prece é sábia e maravilhosa e, tal como a ti, também a mim vem mesmo a propósito, por todas as razões, um cálice de Esperança que tento beber todos os dias. Portas se fecham, mas janelas se abrem também.

Abracito e beijinho de arco-íris [*]

Excelsior said...

kakauzinha...

:D Linda Irmã Azul! Ah, Céus... se há Ser que merece sentir a Verdade da Esperança, és tu...

...não agradeças. Tudo o que ali disse, corresponde à mais forte realidade... Como por exemplo, "fazeres falta" no meu... hum... "espaço físico". :)

Nunca nunca mas NUNCA esmoreças. Abre as portas de par em par, escancara as janelas, e VOA... :)

Gosto MUITO de ti!

Abraço imenso, beijinho enorme!