Friday, November 18, 2011

"A MAÇONARIA DESVENDADA", obra que merece ser conhecida



Existem vários caminhos para chegar ao mesmo fim. Diversos Caminhos que levam à mesma Verdade. A Maçonaria (não a de "lobbys" e de teorias da conspiração, ou a de egos vãos, mas a real, pura em relação aos seus ideais originais), certamente pode (e deve) ser considerada como um dos mais válidos.

Exemplificativo disso, é um excerto retirado do seguinte artigo, A MAÇONARIA DESVENDADA - Reconquistar a Tradição, e que passo a transcrever:

(...)

Então o que é a Maçonaria? Para que serve, que outras sociedades não sirvam? O que é que a torna única?


A Maçonaria é uma via iniciática. Uma das que preservou as chaves essenciais da Iniciação no Ocidente.

A Iniciação obriga o Homem a trabalhar as suas imperfeições e ambições, confrontando-o com elas. Para fazer o percurso iniciático Maçónico de principio a fim, é preciso trabalhar aspectos pessoais e espirituais como a paciência, saber lidar com a traição ou o desengano, saber exercer os cargos que nos são oferecidos, humildemente servindo a Loja e/ou a Ordem e não como degraus de uma escada de acesso ao êxito. As instruções para uso dos Aprendizes Maçons do Rito Escocês Rectificado, documento datado do século XVIII e hoje conservado na Biblioteca de Lyon, diz:

Pergunta: O que é a Maçonaria?
Resposta: É uma escola de sabedoria e virtude que conduz ao Templo da Verdade, sob o véu dos símbolos, aqueles que a amam e a desejam.

(...)

Neste artigo é apresentada a temática da obra de Luís Matos, que produziu um excepcional trabalho, exactamente sobre essa tarefa de recuperação dos reais valores da Maçonaria, para além de véus, intrigas, deturpações, preconceitos ou interesses materiais. Livro que aconselho, vivamente.




Ah, e consta que o autor estará para lançar novo trabalho, para breve. A julgar pela qualidade do seu primeiro, penso ser algo a não perder. É questão de ir às livrarias e perguntar sobre o mesmo, se já saiu, ou para quando. :)


2 comments:

Lewis said...

Em breve, serás tu a publicar um "Dossier Pelicano"...

Excelsior said...

...

Longe de mim, querer tirar lugar a todos os Josés Rodrigos dos Santos deste nosso país...

...