Monday, December 09, 2013

Um Homem de 14 anos



Lê-se aqui na edição do Público de dia 6 de Dezembro, um testemunho tocante, impressionante, de como um Homem de 14 anos escolheu lidar com a tragédia com que foi "brindado" pela vida. Uma das coisas que mais impressiona é a maturidade que demonstra, perante a adversidade, e perante a vida, e isso lê-se no seu discurso:

(...)

'Aos cinco anos, Diogo começou a tocar piano. Aos nove, entrou na EMCN, onde se mantém. E sonha, um dia, frequentar a Berklee College of Music, especializada em jazz, em Boston, nos Estados Unidos. ”Tocar piano é uma forma de terapia”, declara Diogo.

“Na minha opinião, nós damos importância ao que queremos. O que é que é importante para mim? A minha felicidade ou o facto de me estar a doer o dedo mindinho?”, resume o jovem, mesmo sabendo que um dia poderá ter de mover-se numa cadeira de rodas'.

...

Relativiza, tanto!, aquilo que a grande parte de nós encara como "drama", nas nossas vidas. Tomara este rapaz, que vive com a quase certeza de deixar de deixar de poder fazer aquilo que o faz feliz, ter que lidar apenas com aquilo que a grande maioria de nós considera "problemas".

Este rapaz pega no que o aflige, e empatiza com quem possa passar pelo mesmo que ele, querendo agir no sentido de os ajudar.

(...)

'Quando era mais pequeno, chamavam-lhe coxo e não o deixavam jogar à bola. “Tu não serves”, diziam-lhe. Hoje, Diogo Lopes tem 14 anos, sabe por que é coxo: é portador de Charcot-Marie-Tooth (CMT), uma doença rara, e vai lançar o seu primeiro livro de poesia, Contrabaixo. O seu objectivo é que a venda do livro permita criar uma associação. “Quero mostrar aos portadores de CMT que são capazes de lutar pelos seus objectivos e que a solidariedade pode trazer grandes mudanças”, diz'.

Saibamos encarar a vida de frente, e abraçar a gratidão de a podermos viver. Com liberdade para a podermos tornar tudo aquilo que queremos, tenhamos coragem e vontade!

...

(14 anos...)






No comments: