Tuesday, March 27, 2007

Explodir, ou quebrar?


Esta é a pergunta que paira na minha mente. Mas não só esta, há mais...

...quantas vezes seguidas se pode ser segundo...? porquê esta lei de entropia na minha vida, que parece que dita que as coisas, nela, nunca podem correr bem por demasiado tempo...? porque é que existe sempre esta constante, este "lutar", mais... sensação de arrastar, que sinto, a cada "passo" que tenho de dar na minha vida?

Já não posso dizer que me sinto qual Dom Quixote contra moínhos de vento, mas sinto que para dar um passo que seja, tenho que arrastar as pernas em terreno absolutamente pantanoso, enquanto nos braços e nos ombros arrasto pesos de dezenas de quilos...

...sinto-me constantemente a levar "pancadas", em certas alturas de forma mais intensa que noutras, vindas de tudo quanto é sítio...

...Eu poderia dizer que me sinto qual cavaleiro, qual guerreiro, de armadura amolgada, com ferimentos já consideráveis, de capa rasgada e suja, joelhos trémulos e cansados, tentando agarrar o cabo de uma espada fendida, enquanto tudo faz para aguentar mais só um pouco, só mais um embate, só mais uma refrega, numa luta enraivecida (e tão solitária!...) contra este monstro que é o Destino, e seus inexoráveis exércitos...

...mas tal soar-me-ia presunçoso e demasiado floreado.

...Sinto que estou a um mero passo de perder. Só não sei em que forma virá essa perda... será, explodindo? Levando tudo o que me aparecer, à frente? Autodestruíndo-me no processo? Ou será de uma forma que nunca me aconteceu antes... mas que sinto tão próxima... quebrando?

...Sinto-me tão cansado...

3 comments:

Jasmim said...

Esse ócio fustigante, avassalador, demolidor mesmo...

Há que conseguir dominar, há que tentar vencê-lo antes que sejamos nós os vencidos...

A força necessária está no mais profundo de nós, nas entranhas, nos espaços mais recônditos do nosso íntimo...

A única hipotese para se poder vencer, ultrapassar, é mesmo procurar incessantemente, perder uma batalha sem o gosto de luta é a maior cobardia do ser humano!

Não podemos desejar, sem tentar, querer sem aceitar...

Olhar em frente, seguir, mesmo que doa, doa muito, que as forças se percam pelo caminho há sempre algo que nos transcende e nos ajuda a levantar de novo...Aceita, acredita e o merecido descanço será alcançado!

EU confio, tu não?

:O))) beijo imenso
***

Excelsior said...

...Querida e doce Jasmim...

... :) Deixa-me dizer-te que a estas lutas que referi, sobrevivi a quase todas. Venci muitas delas. Mesmo! :) E digo-te isto com orgulho, confesso.

(Ah, e nada houve de ócio no que ali escrevi... Havia, e e há ainda, muita entrega, muita luta!...)

...Gostei do que escreveste... Por exemplo, quando dizes:

"perder uma batalha sem o gosto de luta é a maior cobardia do ser humano!"

O meu Pai diria isso mesmo, de outra forma. "O maior pecado, é o da omissão." Acredito piamente nisso! :)

"Não podemos desejar, sem tentar, querer sem aceitar..."

Aceito. Confio. Sabes porquê?

Porque sinto tal qual como tu.

"Olhar em frente, seguir, mesmo que doa, doa muito, que as forças se percam pelo caminho há sempre algo que nos transcende e nos ajuda a levantar de novo...Aceita, acredita e o merecido descanço será alcançado!"

Beijinho tão grande, linda... :)

*Um Momento* said...

Na vida caminhamos
Por caminhos de vários sentidos
As pedras nos fazem magoar os pés, algumas impedem-nos de poder andar
Calejados , continuamos num esforço quase arrastado, seguir tais sentidos
Quando nos damos conta ... estamos á beira de um relvado
Arrastamo-nos mais um pouco... a dor já é muita...
Estamos cansados...
Mas a força de vontade prevalece...
Ao longe ve~mos belas flores...
Um lindo lago de cisnes...
Um céu azul e brilhante...
Estou quase... mas os meus pés teimam em doer...
Quase sem forças...quase a querer parar... algo ou alguém nos diz
"tu vais conseguir"...
Olhamos em volta... não vemos ninguém...
Mas a voz é forte ao mesmo tempo que suave
Na sua magia encantou-nos
As dores continuam ... mas a vontade de chegar é imensa...
Exaustos ,sem poder arrastar-se mais ... a voz volta"tu consegues!!!"
E voltamos a olhar ... a nada ver...
Mas sentimos a Força...e essa Força nos acalma o cansaço que sentimos ... a fraqueza que no momento nos assombra...
Já falta tão pouco... tão pouco...
Estamos quase lá...e a voz continua...
"Mais um bocadinho... tu consegues... depois já poderás descansar ...apreciar as flores, o lago ... deitado na relva macia a lhar o céu... já falta tão pouco... anda ... usa a minha Força...para lá chegares... Tu CONSEGUES!!!"

***