Friday, October 26, 2007

"Portais" para a (minha) Memória: Parte VI - Excelsior + Transwarp Drive

E numa Fase Plena, os últimos capítulos...

...

Decidi aqui explicar o porquê da escolha de Excelsior para designação. E de onde vem o nome deste blog. Para o que interessar.

O que de todo não será surpresa alguma, e penso já mais que uma vez ter referido em textos anteriores, é que aprecio muito o universo Star Trek, sem dele ser "fã". (Aliás, palavra que me desagrada... "Fã", derivando de fanático. Obsessivo. Não. Apreciar não é... extremizar a percepção. É vê-la em todo um panorama.)

(Mas divago.)

Em particular, gostei dos filmes feitos pelos actores da série clássica. Mas... até aqui... o meu gostar é crítico.

O que mais apreciei, por tudo quanto envolve, foi o Star Trek VI.



Explica muito, e é uma despedida, um "passar de testemunho". Feito de uma forma envolvente, apaixonante. E claramente, em "ponte" para um universo futuro ao do filme, já há algum tempo delineado na série "Next Generation".

Citando a frase final do filme, dita pelo Capitão Kirk... Um repetir, num contexto (lá está) de passagem de testemunho, a "intro" do Star Trek original... com uma correcção, que me fez sorrir. Porque claramente... bem vinda, perante o meu sentir.

...to boldly go where no man... no ONE... has gone before..."

(Tal filme, foi mesmo um bom "presente de anos"... há tanto tempo atrás.)

Depois, vem o igualmente bom e emocionante Star Trek II.



E o hilariante (por literalmente se BORRIFAR para toda a lógica dos paradoxos temporais, e colocar a tripulação original na São Francisco dos anos... 80, acho...?) Star Trek IV.



A seguir, vêm os que acho mais fraquinhos... O Star Trek V, tem uma premissa interessante, mas... acaba por claramente saber a pouco....



...O Star Trek I... céus... que festival onanista de efeitos especiais e um desenrolar quase... bocejante, de eventos. Enfim...


...E agora... sim, confesso, a ironia.

O que menos gostei... o mais fraco, mal amanhado, o que mais expectativas no início do enredo cria, e quase nada cumpre... o Star Trek III.



Um filme que serve essencialmente para arranjarem uma forma muito pouco convincente de trazer o simpático orelhudo Spock de volta a uma vida "longa", e "próspera"...

...SÓ QUE... duas coisas despontaram do filme, para mim. A banda sonora... e... uma certa nave...



...A USS Excelsior. Um protótipo, o "próximo passo" a nível das naves estelares da Federação dos Planetas Unidos... E... com um "novo" e "inovador" sistema de propulsão, o "Transwarp Drive", capaz de exceder os limites conhecidos até então, quer de velocidade máxima, quer de aceleração.

Pois.

O sistema revela-se um fiasco. No filme, a Excelsior, quando se lança em perseguição da Enterprise, nem consegue sequer tentar usar o dito sistema, porque sabotada pelo colorido engenheiro da Enterprise, o escocês "Scotty". (Para quem não sabe do que estou a falar, e tiver paciência, aqui fica uma versão mais completa, da cena retratada no vídeo anterior, inclusive com o momento em que a "minha" Excelsior... essencialmente "gripa". Os sons são... cómicos.) :P



(...E... céus... o momento delicioso, que eu revia muitas vezes, da Enterprise a contornar a Doca Espacial, e a acelerar... com a "temível" Excelsior no seu encalço... Visual e sonoramente... inspirador.)

Só que (e isso não é retratado no filme), o próprio sistema de Transwarp Drive era falho. Não funcionava. Tentou-se, nos anos seguintes, mas não se conseguiu fazê-lo funcionar.

Moral da história: a nave foi "re-equipada" com um Warp Drive normal (que funciona...), teve um papel importantíssimo de apoio à Enterprise, no Star Trek VI...



(...Filme de onde retirei a imagem do título deste blog... num momento muito significativo, para mim... pela simbologia que me invoca...) E o modelo é até melhorado, numa classe de naves usada ao longo das décadas seguintes, as naves Classe Excelsior II... da qual a Enterprise B é a primeira amostra.


...

(Penso que a ironia da questão, em conjugar no mesmo "espaço" Excelsior e Transwarp Drive... estará explanada aqui.)

(E a lição que me trás.)


6 comments:

Onda Encantada said...

*risos.risos*

Sumarizando... quase nenhum valeu grande coisa, certo?

*mais risos*

Bom, no mínimo valeu o teu nick e o nome do blog... *sorrindo*

Aproveito para te dizer que respondi à tua questão colocada aqui:
http://ondaencantada10.blogspot.com/2005/08/contactando-o-verdadeiro-eu.html

Luz.Alegria.Paz

Onda Encantada

Excelsior said...

Onda Encantada...

...mazinha... :)

...

Pronto, já percebi que esta é uma "activação"/(gosto) que não partilhamos... :)

...Pronto, nem mais vou aqui tentar "vender-te" o meu peixe. :) Podia agora, na brincadeira, tentar mandar-te umas "borlas"...

Filme: Contacto...
Livro: (esta é mesmo uma borla, e mete o Lewis ao barulho) Dune, de Frank Herbert (não, o filme não, por favor, que esventra/contraria a própria LÓGICA do livro... Enfim. O filme é... um aceitável complemento visual ao livro.)

Serenidade. Harmonia. Resolução.

(Luz)

Onda Encantada said...

Partilhamos sim... o mesmo gosto!
Eu também gosto! *sorriso*

E gosto tanto que lembro-me de ser miuda e os meus pais me terem trazido uma Enterprise de Londres... acendia luzes e fazia os barulhos todos... não imaginas... aquilo foi um sucesso na escola...
eheheh

*risos de satisfação de quem recorda*

O meu comentário referia-se precisamente ao facto de em quase todos teres colocado uma "crítica" relativamente à qualidade...

Só por isso... *rindo*

Podes falar do Contacto sim senhor...
Olha e já agora... lembrei-me de um que me matou a rir... e jamais esquecerei... numa orla um "pouco" (*partindo-me a rir*) diferente mas com ET's também, e que é....

tarantantan...

Le gendarme et les ET's (de Louis de Funné).

*rindo tanto*

Ai... ai... desculpa lá, mas não resisti... eheheheh

Vá vende lá o teu peixe... à vontade... ehehhe... há-de haver sempre um comprador passante...

*risos*

Abraço-te...

Alegria.Harmonia.Paz

Onda Encantada

Excelsior said...

Onda Encantada:

Hey hey hey, faça lá o favor de reler aquele testamento que escrevi neste post...

...errr...

...quer dizer...

...Não, não te desejo tanto mal. Já teres lido uma vez... :P Então eu digo aqui:

Eu não digo UMA coisa má do Star Trek II, IV, ou VI (este último, um dos meus filmes favoritos de SEMPRE...)

...

(Números PARES, todos... Curioso, não?)

Uma Enterprise que piscava? Naaaa... a minha era minúscula, estilo carrinhos de brincar, e recebi-a numa altura em que nem sabia o que aquilo era... (O meu gosto pelo Star Trek começou um 'cadito mais tarde...

Bom, se estamos numa de ser chamado de "peixeiro" (não confundir com quem faz peixeirada) :P ... hum... e as séries do dito universo? Comentários, partilhas, justificar-se-iam...?

O filme que referes... oh pah, não vi. Se... a isso se dispor, e "tempo" haja... fica anotado. ;)

Abraço em Vento Estelar...

Reunificação. Harmonia. Liberdade.

Onda Encantada said...

:)...

Discurpa... irmão lêre mále
*usando uma certa pronúncia*

*rindo*

Todos números pares... totalizando em 12, e logo em 3... *sorriso*
3 - Trilogia, Trino, Trindade, Pai-Filho-Espirito Santo, o nº da perfeição...

Séries? Televisivas? Why Not?
Ainda há pouco tempo andei a rever umas coisas que até encontrei no Youtube...
Merecedoras de comentários? Bom... isso é outra conversa! Depende...
Do que lá colocares...

*rindo*
Claro que sim!

O filme que referi... é verdade, não me esqueci dele... mas estava a gozar, não era para colocares aqui...

Não li o blog muito para trás, mas já falaste do espaço 1999? Perdeste algum episódio?
É que eu papei aquilo tudo e ainda fiz a colecção completa de cromos... eheheh...

Tens pá troca?

*risos*

Abraço em gravidade zero...

União.

Onda Encantada

Excelsior said...

Onda Encantada...

Ora aí está uma extrapolação que não tinha feito...

...bem... intuido. *sorrindo*

Séries do universo Star Trek... era para comentar aqui mesmo. Estilo... vou dar-tas por ordem de preferência, minha:

- Enterprise (a última série feita, e que se passa 100 anos antes do Kirk e afins... O capitão, da NX-1, Jonathan Archer, é desempenhado pelo... Scott Bakula, o do Quantum Leap... Caso para dizer: "Oh boy!" Kidding... :) Ele vai muito bem... aliás, todos vão.)

- Voyager (A ideia de uma nave.... longe de casa, a 70 anos de viagem, do regresso... longe de tudo quanto conheceu e conhece... Vá-se lá saber porque é logo a minha segunda favorita, né...?)

- Next Generation

- DS9

(A série clássica, não a posiciono, porque não a vi toda. Também... mais uma vez... é para ser vista à luz da época. Na altura...? Revolucionária, sim. Mais até no aspecto conceptual, que nos efeitos especiais... que só faltava ver-se os fiozinhos.)

E voltando a chamar o Lewis ao barulho, com quem já discuti o assunto "in loco".. Já ouviste falar do "reimagined" que vão fazer, do Star Trek? Em filme?

Espaço 1999? Não, não falei... :) Vi-a toda da 1ª vez... Quando deu na Sic Radical, agora... perdi-me quase no fim da 1ª season. :P

Cromos? Hah hah hah... :) Digamos que foi a colecção que mais próximo tive de acabar. :P Faltaram-me... 5 cromos. (Tristeza... não fiz como o Markl, pedir os cromos que faltavam, à editora...)

Oh pah, a série era gira, envolvente... mas já perdeste tempo a pensar na premissa daquilo? Boooom... portanto temos uma explosão nuclear, que "arranca" a Lua à órbita da Terra (quando uma variação brusca de um centímetro na órbita de ambas, daria cabo da superfície de AMBOS os planetas, tal seria o efeito gravítico...) Depois... BOM, que velocidade Supra Luz a Lua ganhou, hã? Aquilo atravessa a nossa galáxia com uma "pinta"... :D (Mais uma vez: matéria em energia, acima da luz... Não?)

OK, estou a ser mau... porque até era giiiiro...

(...o episódio em que eles atravessam um Buraco Negro...)

...

(OK, fecha a torneira, Excelsior...)

Abraço de Luz.

Partilha.