Tuesday, July 15, 2008

Asa Branca...

.
Aviso: o próximo post pode ser considerado... hum... "piroso", devido à temática abordada: telenovelas. Neste caso... uma, em particular. Mas... para mim... é a telenovela...

...

Para alguém que há muito se "divorciou" de vez das ditas (nunca tendo sido realmente um "fã" de tais coisas)... e achando eu que nesta altura, elas se reduziram a uma mediocridade banal e quotidiana quase sufocante... uma novela, foi, é e será sempre... uma quase obra-prima, para mim. A única, de que verdadeiramente gostei.

Roque Santeiro.

Uma novela carregada de humor... sátira... crítica acutilante (actual!)... séria... e com personagens demasiadamente bem construídas.

Desde as folclóricas caricaturas em "cores" berrantes, que acabam por se revelar constrangedoramente próximas do real do dia a dia... ("Sinhozinho" Malta, Porcina, Florindo Abelha, etc...) a personagens... que...

...enfim. José Roque Duarte. O próprio Roque Santeiro.

Uma personagem... sofrida. Marcada por um erro passado. Que, muito tempo depois, volta... para o tentar corrigir...



...só para descobrir que o erro por ele cometido... ganhou ramificações nunca esperadas. E ele lida com isso... de forma humana. Inicialmente, com humor. Depois... com sensibilidade. Sentido de responsabilidade. Coragem.

No final... constata que... não adiantou de nada. Tudo ficará na mesma, no seu antigo lar. E ele parte, da mesma forma que chegou.



Sozinho.

...

Vi esta novela, duas vezes... em dois estágios diferentes, de maturidade. E em qualquer das vezes... bateu fundo. A um nível de... empatia... muito considerável.

"...Dizem que Roque Santeiro... Um homem debaixo de um santo..."



(...Mas... e por mera curiosidade...)



.

2 comments:

Anonymous said...

as vezes, novelas assistidas à decadas ainda continuam em nossa mente. À mim, foi "Casarão". lembro-me que na época dizia à mim mesma: "ainda vou viver isso!". E hoje ao ouvir a musica "Carinhoso", viajo do passado ao futuro.



um beijo
d.

Excelsior said...

d...

:)

...Exacto. Só que, e até pelo que aqui disse, não serei a melhor pessoa para discutir a temática "telenovelas"...

...ainda assim, obrigado, pela partilha. E pela marca da sua passagem. :)

Tudo de bom.