Thursday, July 17, 2008

A Fire Upon The Deep

.
Um livro, que em português, recebeu o nome de "Fogo nas Profundezas do Espaço", da saudosa, porque extinta, colecção de livros bolso da editora Europa América. E escrito por Vernor Vinge.

Um dos meus livros de eleição. Um conto de Ficção Científica, do melhor que já li, ou lerei.

Multifacetado, multidimensional, diverso, forçando a mente a conceitos e abstracções estimulantes, e frustrantes, por vezes, na tentativa do apreender total.

Lê-lo, foi para mim... há mais de 10 anos... uma experiência singular.

O livro, começa... com duas linhas de história, alternadas, capítulo a capítulo, e aparentemente sem qualquer ligação, entre elas. Nada que justifique... estarmos a ler duas histórias tão diamétricamente afastadas.

Por um lado, temos caracterizações de uma civilização espacial vastíssima... multirracial... avançada para além de tudo aquilo que se conhece agora... com tais conceitos científicos, culturais e sociais, que apreendê-los... é uma tarefa progressiva, para quem lê. E um cenário... onde uma crise de proporções galácticas (porque na Via Láctea se passa, e é lá que toda a Civilização Conhecida vive, interage, cria, e evolui...) surge, e se agiganta. Poderes imensos, movimentam-se. Pequenos indivíduos são atirados para uma trama onde se vê relatos de civilizações inteiras, sendo postas em causa. Quando não destruídas...



Por outro... temos o relato de uma sociedade medieval... e a descrição de seres que não fazem sentido, para a nossa percepção, no início. Porque os vemos descritos, aos seus actos e aos seus pensamentos, na primeira pessoa. E quando se torna claro... o que os membros, desta sociedade, neste planeta afastado de tudo, são... o choque, é considerável.



E revelada, afinal, a relação entre as duas linhas de história... e, já perto do fim, ambas se tocam... o climax assume proporções... bom, é caso para repetir: galácticas.

Tudo neste livro, é estimulante. Desde a descrição das inteligências... da evolução dos indivíduos, na Ordem das coisas... (a ideia que uma civilização, uma raça, eventualmente evolui para uma única consciência, um "Poder"... ou, se preferirem, um Avatar Grupal.... *sorriso*...)

...até à ideia de Espaço, dividido em "camadas", desde "a Zona Lenta", passando pelo Além, e chegando finalmente ao Transcendente. Em cada uma destas zonas... as leis que regem o universo, são diferentes. Por exemplo... viagens e comunicações mais rápidas que a Luz, não são possíveis na Zona Lenta, já são possíveis no Além, com limitações e custos consideráveis... e no Transcendente... são imensamente simples.

E muito mais, eu poderia partilhar. Mas como curiosidade... o livro ganhou o Prémio Hugo de 1993, e foi escrito pelo marido de Joan D. Vinge, que é uma das minhas escritoras favoritas, e que também ganhou o mesmo prémio, com o romance Raínha de Gelo, sobre o qual já falei aqui. O que me levou a fazer piadas, durante muito tempo, sobre se esta coisa de ganhar prémios literários de Ficção Cientifica, seria algo assim sexualmente transmissível. :P :)

...

.

No comments: