Thursday, August 02, 2007

INATEL 2007 (Take 4)

Isto para mim é algo complicado hoje... tendo em conta a temática do filme, tenho algumas reticências em fazer as observações aligeiradas que à partida me apetece fazer... Optarei por dissociar ambas as vertentes.

Bom, de inicio... ah, recepção calorosa do segurança, à entrada no complexo. "Então, cá estamos outra vez, não é? *palmada no ombro* Bom filme!"

:D (Já sou da casa!)

Depois... Hoje foi o dia de longe mais animado, a nível de companhias... Digamos que tive que, alegremente, dividir a minha atenção por quatro pessoas... :) Os meus caros amigos atrás, e as minhas amigas à frente... e eu com elas. :) Eu ali sozinho logo com duas jeitosas... :> (Se elas lerem isto... em particular o uso do termo "jeitosa"... Bagazinha, please don't kill me...) 0:)

(Aparte... olhando, conversando, partilhando, recordando, com qualquer uma daquelas quatro pessoas, momentos, histórias, sentimentos, gratidão... sorri interiormente. Senti o quanto a minha vida, até, tem sido rica... Os momentos gerados, sentidos... E senti alegria.)

...O filme... em si.... "Diamantes de Sangue"...

Um retrato cruel, real, e não tanto quanto podia ser, de apenas uma das facetas mais negras, de tudo o que se passa no continente africano, mas que tem semelhanças com o que se passa em tantas outras zonas do mundo... Variações do mesmo tema...

...Como entender o ser humano? A violência gratuita, a falta de sequer tentar uma justificativa para tais actos... E as motivações? Tudo em torno de minerais? Pedaços translúcidos de cristais, que mais não são que aglomerados de átomos de carbono numa estrutura particularmente compacta? Quando, até artificialmente, se produz igual, se não mais perfeito?

E mata-se, e magoa-se, e estropia-se? E aceita-se como natural?

Recordou-me Angola. Recordou-me o
Zimbábue. Guiné-bissau. Tanta coisa...

"TIA"... (This Is Africa...)

(...e no fim... acaba por ser mais um filme sobre redenção...)

(...tomara eu um dia ter a minha... total, definitiva... final.)

No comments: